Trabalho em cafés já fazem alguns anos, sem dúvida o melhor lugar do mundo para ter paz e REALMENTE trabalhar. O escritório têm muitas distrações e você acaba que nunca consegue fazer o que precisa, se demanda muito tempo, ou seja, se perde muito tempo! Na sua empresa sempre terá um problema a ser resolvido, mesmo que se passem anos com tudo padronizado e todos os funcionários bem treinados, sempre irá sobrar para você comprar o pó do café ou a tinta da impressora, um líder precisa fazer de tudo né? :/ Não que alguém não possa fazer isso, mas se você estiver lá, será você…

Trabalhar num café é um tema atual e cada dia mais popular, no exterior é lugar comum e os estabelecimentos estão muito mais preparados do que no Brasil… Ainda há muito preconceito e despreparo pelos donos das cafeterias, mas toda história têm dois lados…

O lado do dono do café…

Mesmo depois de tantos anos trabalhando em cafés consigo reparar que muitas dessas empresas não estão preparadas para receber alguém. Sim, os proprietários podem afirmar que não tem interesse em alguém que passe o dia ocupando uma mesa e muitas vezes tome uma água com gás (sim, isso existe), mas eles esquecem que existe ali diversas oportunidades…

Quer abrir uma empresa online e trabalhar em um café você também? Conheça nosso curso…

Coffee for closers!

A cada cafeteria que frequentei, posso afirmar que levei comigo dezenas de novos clientes, em alguns lugares, mais de cem novos clientes. Marcos reuniões e sempre volto em momentos informais, com amigos ou com a minha noiva. Isso significa que eu poderia tomar um copo de água diariamente, que mesmo assim valeria a pena, seria economicamente viável (é impossível mensurar). Além disso, uma pessoa que trabalha com um laptop é naturalmente antenada, isso significa que estará sempre divulgado sua marca no instagram, foursquare ou a localização no Facebook. Posso garantir que vale cada minuto de wifi…

[et_bloom_inline optin_id=optin_1]

O lado do cliente…

A maioria dos cafés brasileiros não estão preparados para estes clientes workcoffeeholics, seja por falta de tomadas, internet ruim, atendimento grosseiro ou infraestrutura inadequada. No Starbucks por exemplo, existem mesas grandes como de espaços coworkings, onde vários empreendedores podem sentar juntos para trabalhar individualmente, é uma ideia para ocupar menos espaço e gerar interação (networking e futuros negócios).

Copycat americano…

Em San Francisco (EUA), o cafés não só se parecem, mas viraram um espaço de coworking (viu). O empreendedor tem um ambiente agradável para trabalhar (paga por isso) e ainda pode se distrair com os clientes do local, que podem servir para gerar relacionamento ou mesmo validar um novo serviço. O café também pode criar serviços para este novo tipo de consumidor, como cobrar por impressão de documentos, alugar um local para reuniões ou cobrar uma mensalidade para obter descontos no local. Existem diversas formas de captar novos clientes… (curso online de prospecção de clientes da alto padrão 🙂

Qual é a demanda?

Não podemos criar uma demanda, isso custa caro e dificilmente traz resultados. O empresário moderno usa metodologias que sempre buscam entregar aquilo que o cliente quer consumir. Mesmo que seja intimista obrigar o cliente a ficar offline e a bater papo com seus amigos (risos), você deve entender que estamos em 2016 e a tendência são empresas de um homem só, você pode abraçar esta oportunida e ser a referência do seu bairro ou pode ser mais um ultrapassado que viu o mundo mudar.

Trabalho remoto tem tudo a ver a iniciar um negócio online, aprenda como… 

Precisa de ajuda PERSONALIZADA para começar? Conheça nosso programa de mentoria.

[et_bloom_inline optin_id=optin_3]

Vai um café?

Gostou do texto? Conte suas experiências trabalhando em um café ( o que sentiu falta e o que precisa melhorar) ou conte suas experiências de clientes abusados no seu café! Terei o prazer em responder! Grande abraço!

Att.
Roberto Pantoja